segunda-feira, 30 de agosto de 2010

LIBERDADE SOBRE DUAS RODAS

Domingo de sol, encontro de motos em Penedo – RJ, ingredientes suficientes para levantar mais cedo, subir na moto, pegar a estrada, sentir o vento na cara curtindo a paisagem até o destino final.

O encontro de motos esse ano em Penedo começou no dia 27/08 e terminou hoje, foi promovido pelo Penedo Riders Moto Clube, eu não pude ir nos dois primeiros dias, mas hoje deu pra perceber que o vilarejo estava cheio, pessoas de todas idades e motos de todos os estilos e preços, mas predominantemente motos estradeiras. Daí vem a pergunta, que prazer as pessoas têm em viajar longas distâncias sobre duas rodas pra curtir um final de semana em um lugar qualquer?


Essa até eu consigo responder...rs...a sensação de liberdade que há sobre duas rodas é fantástica, como também deve existir em alguns outros esportes radicais, como o salto de paraquedas, eu por exemplo quando estou sobre a moto curto muito mais a paisagem do que quando estou de carro, apesar de algumas vezes estar na mesma velocidade, pela minha moto ser uma moto trail ela me deixa mais alto e consigo visualizar mais coisas que dentro de um carro, isso fora a sensação de bem estar com o vento na cara, se bem que tem uns malucos que andam em altíssima velocidade em motos super velozes que paisagem mesmo não curtem, mas a adrenalina deve ser algo de outro mundo, eu ainda prefiro curtir o vento e a paisagem, a adrenalina no meu caso vem com o visual do caminho.

Outro dia, também um domingo de sol, mas em abril, acordei cedinho, nada pra fazer, então resolvi pegar a moto e subir pra Maromba e dar um mergulho na Cachoeira do Escorrega, eu adoro esse lugar, tudo sem planejamento prévio, resolvi na hora e fui, só deixei um bilhete avisando a patroa que não chegaria para o almoço, si de casa por volta das 8hs, resolvi ir pela Dutra mesmo (Rodovia Presidente Dutra), ao invés de pegar um caminho por dentro, é mais rápido até a entrada para Penedo, passando por lá segui em direção à Serrinha, parando pra tomar um cafezinho pingado com pão de queijo na Capelinha, contemplando a natureza por ali, nisso havia também chegando no local vários ciclistas, fazendo seu passeio dominical, continuei meu passeio parando em vários pontos da subida pra Maromba pra curtir o visual da montanha e dos vales, só vendo mesmo pra poder dizer como é, chegando em Maromba, a Vila ainda estava acordando, parei pra tomar uma água e enquanto a degustava, fiquei olhando pro local e me lembrando do passado, quando ainda não havia calçamento, pousadas ou hotéis, ainda se alugava quartos na casa de moradores, casas ou predominantemente se acampava, isso galera há mais ou menos 27 anos atrás, eu tinha apenas 14 anos quando comecei a freqüentar Maromba, a noite rolava uma fogueira no centro da Vila, todos sentavam em volta e rolava viola e outras cositas mas. Enfim depois das lembranças, retomei o caminho até o Escorrega, chegando lá esperava encontrar alguém conhecido e encontrei, mas só o vi entrando mata á dentro, era o Marco Poeta, figura querida que há muito não via, cara que optou por viver mais próximo da natureza, de seus artesanatos e poesias, encontrei também o Wagner, de Quatís, figura mais nova que foi curtir o final de semana em Maringá e Maromba com sua namorada e também outro casal, ninguém ainda havia descido o Escorrega aquele dia, algumas pessoas achavam que a cachoeira estava mais forte naquela manhã, ledo engano, ela estava como sempre esteve, essas pessoas só não conheciam o lugar ou estavam simplesmente com medo de descer, coisa natural, então que surge um Local, com seus dois cães da raça Labrador e começa a brincar com eles atirando gravetos na água e incitando-os a pegá-los e a trazer de volta para ele, percebi então que o cara estava só se aquecendo e num piscar de olhos o camarada subiu até o local de entrada da cachoeira e desce o Escorrega em pé, como se estivesse surfando... show... então resolvi descer também, a água estava um gelo, como sempre, também dei uns pulinhos pra aquecer, molhei a nuca e os punhos com a água gelada, num ritual que me tornaria imune a água fria, mais um engano, então me deitei e desci o Escorrega de peito, maravilhoso saí da água com o corpo meio que dormente de tão fria que estava e desci o Escorrega mais umas 4 vezes pra só então pegar o caminho de volta, O Poeta ainda não havia saído da mata, não pude dar um abraço nele, mas deixei um recado, também encontrei o Éder de Barra Mansa, chegando em sua moto com sua namorada na garupa, também pra dar um mergulho no escorrega. Na volta parei em Visconde de Mauá, outro vilarejo entre Penedo e Maromba, mandei um PF, salada, arroz, feijão, farofa e bife acebolado, estava muito bom e depois de um bate papo com alguns Locais continuei a descida e para brindar e finalizar o dia peguei uma chuva na Dutra... adoro pegar chuva na moto, me lembra a infância, quando chovia a galera da minha rua pegava a bicicleta e pedalava, era muito bom...mas a chuva acabou apertando demais e tive que parar em um posto de gasolina e esperar a estiagem, nisso também pararam outros motociclistas (motoqueiro é a PQP, segundo alguns mais experientes no ramo) pelo mesmo motivo, diminuindo a chuva todos na estrada novamente e ao chegar em casa por volta das 16hs eu estava esgotado e ao mesmo tempo muito feliz por ter feito algo tão simples mas de enorme prazer pra mim, que é só dar um mergulho na cachoeira, isso não tem preço e por falar nisso sabe qual foi o custo da viagem? Vou detalhar.

Gasolina – R$ 16,00

Pingado + 2 pães de queijo - R$ 3,50

Água 500ml – R$ 1,00

PF + refri – R$ 9,00

Total: R$ 29,50

O dia maravilhoso que passei junto a natureza, saiu por essa bagatela, e só foi esse preço porque a moto estava com o tanque vazio quando peguei a estrada.

Ainda em tempo, hoje em Penedo encontrei o Kayal, de Barra Mansa, que também de moto passou o final de semana por lá, curtindo o encontro com sua esposa e filhos.

Boa semana pra todos.

Paz&Luz

Um comentário:

  1. Grande passeio, Max! Muito legal mesmo. Mostra que não é preciso muito pra termos um grande dia.

    Abração.

    ResponderExcluir