sexta-feira, 16 de julho de 2010

A Lei das Sacolas Plásticas

* Por Júlia Machado (Uol Notícias - RJ)

Nesta sexta-feira (16), fiscais da Coordenadoria Integrada de Combate a Crimes Ambientais (Cicca) e da Superintendência de Educação Ambiental vão aos supermercados do Rio de Janeiro para fiscalizar o cumprimento da lei estadual lei nº 5.502. Aprovada em julho de 2009, a lei obriga os estabelecimentos comerciais de médio e grande porte do Estado a substituírem e recolherem sacolas plásticas, compostas por polietilenos, polipropilenos e outras substâncias altamente poluentes.

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente informa que a fiscalização, neste primeiro momento, será apenas de caráter educativo. Os consumidores também serão informados sobre a nova lei. As equipes vão distribuir folhetos explicativos sobre as consequências negativas para o meio ambiente do uso de material não degradável, como as sacolas plásticas.

A Federação do Comércio do Rio de Janeiro (Fecomércio) entrou, na última quarta-feira (14), com liminar no Tribunal de Justiça do Rio para suspender os efeitos da lei, alegando inconstitucionalidade.

A decisão foi divulgada no site da instituição, que reclama do curto prazo para implementar as modificações e da incapacidade do Estado em lidar com o recolhimento desse material. Ainda de acordo com a entidade, não há tempo hábil para o comércio adquirir as sacolas reutilizáveis, como determina o texto. O desembargador-relator Sidney Hartung vai levar a pauta para votação no órgão especial na próxima segunda-feira (19).

Os estabelecimentos que não cumprirem a lei estão sujeitos à multa de 100 a 10 mil UFIRs-RJ (valor máximo de R$ 106,4 mil). As pequenas e microempresas terão ainda dois e três anos, respectivamente, para se adaptarem.

"Acho de fundamental importância a aprovação de Leis que ajudem na conservação dos recursos naturais do nosso planeta, o chamado Planeta Azul, ainda mais em uma época em que nosso planeta está próximo de sua Ascensão, mudando seu estado vibracional, passando de um planeta de provas e expiações à um planeta de regeneração, onde o bem sobrepuja o mal, as atitudes e pensamentos precisam mudar, estamos agora na Era de Aquário, que será administrada pelo Mestre Ascenso Saint Germain nos próximos 2160 anos, Mestre do 7° Raio, o Raio Violeta, que derramado sobre o planeta, transmuta e transforma os pensamentos e atitudes ruins, transformando o mundo, essa Era se iniciou nos anos 50, o caos está instalado, mas depende de cada um mudar seu mundo, mudando suas atitudes e pensamentos em relação a tudo e à todos, amando Deus acima de todas as coisas e o próximo como a si mesmo, inclusive seus oponentes, pois somos todos irmãos, se cada um mudar o mundo a sua volta o mundo todo se transformará (Nada é por acaso, enquanto estou digitando este post está tocando Era de Aquário (Aquarius) no Blog Estação BM, música do filme musical Hair, muito show)."

Segue abaixo a letra original da música, prestem atenção na letra e se precisarem de tradução para entenderem a mensagem da música, me avisem, faço isso com muito prazer pra vocês.

Paz&Luz

AQUARIUS
Composição: Ragni / Gerome / Macdermot / Galt / Rado / James


When the moon is in the Seventh House
And Jupiter aligns with Mars
Then peace will guide the planets
And love will steer the stars

This is the dawning of the age of Aquarius
The age of Aquarius
Aquarius!
Aquarius!

Harmony and understanding
Sympathy and trust abounding
No more falsehoods or derisions
Golding living dreams of visions
Mystic crystal revalation
And the mind's true liberation
Aquarius!
Aquarius!

When the moon is in the Seventh House
And Jupiter aligns with Mars
Then peace will guide the planets
And love will steer the stars

This is the dawning of the age of Aquarius
The age of Aquarius
Aquarius!
Aquarius!

Harmony and understanding
Sympathy and trust abounding
No more falsehoods or derisions
Golding living dreams of visions
Mystic crystal revalation
And the mind's true liberation
Aquarius!
Aquarius!

2 comentários:

  1. Max, a preocupação com a preservação das nossas vidas neste planeta é uma das questões, se não a mais importante, da nossa existência. Mas isso precisa partir de cada um de nós. Recuse os sacos plásticos quando for ao mercado, leve sua própria bolsa, compre menos, compre o necessário, evite produtos com embalagens grandes ou poluidoras. Prefira embalagens de vidro!
    Ahhhh, outra coisa coloquei seu blog no estação.
    Mozart

    ResponderExcluir
  2. Fala Mozart, muito legal receber seu comentário, a partir de atitudes voltadas para o bem comum o ser humano além de preservar o meio ambiente reprepara o planeta para o seu desenvolvimento, mas também se faz necessário mudar a maneira de pensar e agir,não só em relação ao meio ambiente, mas em relação as pessoas, tá faltando mais AMOR, AMOR incodicional, praticar o bem pelo simples prazer de ajudar, sem esperar por nada, nem sequer um agradecimento.
    Valeu por ter adicionado o meu blog no Estação BM.
    Grande abraço!!!!!

    ResponderExcluir