quinta-feira, 22 de julho de 2010

Má Oclusão Dentária

Olá pessoal, pelo resultado da pesquisa, ninguém ouviu dizer o que é Má Oclusão Dentária, para chegarmos lá é melhor vocês saberem primeiro o que é Oclusão.
Segundo Cardoso, A.C. no livro "Oclusão Pra Você Pra Mim" de 2003, Oclusão é: 
"A relação estática e dinâmica entre as posições dos dentes que devem estar em harmonia com as demais estruturas do sistema estomatognático".
Para melhor entendimento, o Sistema Estomatognático é composto por todas as estruturas que fazem parte e exercem funções como: fonação, mastigação, respiração e deglutição ou seja, todos os músculos da cabeça e pescoço, dentes, ossos e nervos.
Estática =  em repouso
Dinâmica = em movimento (lateralidade esquerda ou direita e protusão -posicionando a mandíbula para frente)
Entendendo isso podemos dizer que a má oclusão pode se dar por qualquer alteração conjunta ou isolada nas estruturas que compõem o Sistema Estomatognático, desde que atue modificando a posição dentária. De maneira geral a má oclusão pode ser causada por fator genético ou ser adquirida ao longo da vida. Pode ser classificada como leve, moderada ou grave.
Pela genética, através dos genes familiares (Ex.: Pais), onde um pode possuir dentes grandes e o outro uma estrutura óssea facial pequena, ou seja , maxilar e mandíbula pequenos e dentes grandes, sem espaço suficiente para o posicionamento, os dentes tendem a ficar apinhados (posicionado um sobre o outro ou atrás ou na frente de onde deveria estar posicionado) ou ao contrário, dentes pequenos e mandíbula e maxilar grandes, os dentes podem ficar girados (dentes com giro versão) e/ou inclinados (mesializados, em direção aos lábios, distalizados, em direção à garganta, vestibularizados, em direção à bochecha e palatinizados/lingualizados, em direção ao palato - dentes da arcada superior - ou língua - dentes da arcada inferior).

A Má Oclusão pode ser adquirida ao longo da vida e ser a causa ou ter por efeito vários fatores, dentre eles:
Quando a pessoa é um Respirador Bucal ;
Fatores patológicos;
Fatores iatrogênicos.

Quando a má oclusão se dá porque  o paciente é um respirador bucal seu tratamento deve ser integrado entre os profissionais das áreas de Otorrinolaringologia, Ortodontia e Fonoaudiologia e quanto mais precoce (ainda na fase de crescimento da pessoa) forem feitos o diagnóstico e o tratamento, maior a propabilidade de sucesso. EFEITO

Por fatores patológicos podemos mencionar:
Disfunção musculoarticular (qualquer transtorno que cause alteração no movimento dos músculos e posicionamento da articulação da mandíbula) CAUSA
Bruxismo (ato de ranger os dentes durante o sono, pode se dar por stress ou problemas neurológicos)
Aumento da mobilidade dentária (pode ser devido à problemas periodontais - doenças na gengiva- ou trauma) EFEITO E CAUSA
Migração patológica dos dentes (pode ser devido a problemas periodontais - doenças na gengiva- trauma e perda de dentes). EFEITO E CAUSA
Facetas de desgaste (pode ocorrer devido a hábitos parafuncionais - ex.: roer unhas, fumar cachimbo, bruxismo, compressão dos dentes - ingestão em excesso de bebidas ácidas - ex.: coca-cola, sucos cítricos - bulimia, refluxo gástrico). CAUSA E EFEITO
Fraturas de raízes, coroas e restaurações (pode ocorrer devido a presença de cárie, associada ao trauma ou não ou só a presença de trauma -ex.: trauma em movimentos de lateralidade ou protusão, brigas, quedas)
Reabsorção radicular (normalmente é relacionada a presença de trauma) EFEITO
Pulpite e/ou Necrose pulpar (normalmente é relacionada a presença de trauma) EFEITO
Relação de topo a topo em dentes anteriores ( devido ao desgaste dos dentes ) EFEITO
Mordida cruzada unilateral e anterior (ocorre devido ao posicionamento da mandíbula em relação à maxila) EFEITO



Já os Fatores Iatrogênicos estão relacionados ao conhecimento, destreza e bom senso do profissional que realiza principalmente tratamentos restauradores, protéticos e ortodonticos os quais podem interferir, devido ao trauma, causando contatos prematuros (quando você fecha a boca e sente tocar somente o dente tratado) e interferências nos movimentos laterais, resultando em alteração na oclusão e desequilíbrio nas estruturas do sistema estomatognático do paciente. Na maioria dos casos isto  pode ser evitado ou previnido através da realização de ajuste oclusal prévio ou durante e sempre após a execução do tratamento.
O ajuste oclusal consiste basicamente na realização de desgaste seletivo visando o reestabelecimento funcional da dentição para um perfeito equilíbrio com as demais estruturas do sistema estomatognático, independentemente se é feito, antes ou durante o tratamento proposto pelo Cirurgião Dentista, mas deve ser sempre feito após o tratamento. Lembre-se, dente não é sapato, ele não sede e você acaba se acostumando com a nova restauração ou coroa protética, ocorre um reposicionamento na sua articulação para se adaptar a nova situação e geralmente há dor articular, nos dentes e até dores de cabeça e posturais.



 Mas cada caso é um caso e somente através de um diagnóstico preciso e criterioso é que pode ser definido o tratamento à ser realizado, normalmente o tratamento é multidisciplinar, envolve mais de um profissional.

É importante saber: 
Em casos de alterações leves na oclusão a pessoa pode conviver com o problema sem que haja qualquer desequilíbrio no sistema estomatognático.

Quando há desequilíbrio no sistema estomatognático devido à alterações moderadas ou graves na oclusão  pode haver ou certamente haverá distúrbios na ATM (Articulação Temporo Mandibular), que pode causar desde dores de cabeça, variando seu grau de intensidade, até problemas posturais, devido a interligação do músculos da cabeça e pescoço com os músculos do tronco e membros superiores.

Este tema é muito vasto e complexo, espero que neste breve esclarecimento eu tenha tirado algumas dúvidas e esclarecido suas mentes. 

Para esclarecer melhor as dúvidas restantes, entre em contato com um Cirurgião Dentista de sua confiança é imprescindível que ele conheça os distúrbios e alternativas para tratamento da Má Oclusão Dentária.




Nenhum comentário:

Postar um comentário